Curiosidades da Pascoa

with Sem comentários

Porque existem ovos e OVOS... e estes sempre nos encantaram! Hoje dividimos com os nossos amantes de chocolate a nossa paixão pelos ovos Fabergé 😍


 

O nome pode parecer estranho, mas o ovo fabergé é uma das peças mais sofisticadas e apreciadas da arte joalheira. Os chamados ovos Fabergé, hoje considerados obras-primas da joalharia, foram inicialmente produzidas por um joalheiro russo chamado Peter Carl Fabergé.

Entre 1885 e 1917, os czares da Rússia tinham ovos feitos de esmalte, metais e pedras preciosas. Esses presentes valiosos eram dados aos czares e à família imperial na Páscoa, e escondiam algumas surpresas.

Com o tempo, as peças passaram a ser disputadas por colecionadores. Os famosos ovos fabergé são admirados pela perfeição e pela preciosidade.

Essas joias criadas pelo talentoso Peter Carl Fabergé se tornaram obras de arte do mundo das joias. Os ovos de páscoa do czar eram cravejados de pedras preciosas e valiam uma verdadeira fortuna. Esses ovos tinham cerca de 13 cm e demoravam um ano inteiro para serem confeccionados.

Os ovos fabergé eram feitos em ouro e prata, e decorados com pedras preciosas, como diamantes e rubis. O primeiro ovo fabergé foi feito em 1884, para o Czar Alexandre III. O presente foi dado para sua esposa, a Imperatriz Maria Feodorovna.

Depois disso, todo ano o Czar encomendava um novo ovo fabergé. Depois da morte do Imperador Alexandre III, seu filho, o Czar Nicolau II, continuou com a tradição, sempre presenteando sua mãe e sua esposa.

Quando a Revolução Russa começou, o tesouro dos Romanov foi confiscado pelos bolcheviques. Depois disso, os ovos fabergé da família real se perderam. Até o ano de 1994, 44 exemplares de ovos fabergé haviam sido encontrados pelo mundo.

Hoje, essas peças super raras e valiosas chegam a valer mais de 9 milhões de dólares.

 

Leave a Reply